Chairman do Atlântico Business Summit

Carlos Magno

Presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde 9 de Novembro de 2011.

Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Especializou-se em Filosofia da Comunicação e é professor desta área no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM), em Lisboa, além de docente convidado na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga.

O seu percurso no jornalismo iniciou-se na Rádio Universidade. Já na RDP, veio a especializar-se em política, enquanto repórter. Nos anos que se seguiram, assumiu o cargo de Director-Adjunto de Informação da Antena 1, foi Editor do Expresso, no Porto, durante 10 anos, e, também no Porto, veio a fundar a TSF. Nessa estação, desempenhou as funções de Administrador e de Director e dedicou-se, durante uma década, à análise política quase diária, ao programa Freud&Maquiavel, e à equipa de entrevistadores do Grande Júri. Esteve também na Direcção do Diário de Notícias e fundou o canal de televisão por cabo que deu origem à RTPi.

Foi docente das cadeiras de Jornalismo e Literatura, Jornalismo Contemporâneo e Jornalismo Radiofónico, na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Lecionou as disciplinas de Teorias da Comunicação, no ISAG do Porto, e de Cultura Portuguesa, no Instituto Superior Miguel Torga. Foi, ainda, responsável pelas cadeiras de Comunicação e Imagem no MBA do Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais (IESF) onde dirigiu um Programa Avançado de Management para executivos de topo.

Keynote Speaker Académico

Ricardo Miguel Araújo Cardoso Valente

Vereador com o Pelouro da Economia, Turismo, Comércio e Gestão de Fundos Comunitários (2017/….).

Vereador do Pelouro Desenvolvimento Económico e Social (julho 2016- outubro 2017), tendo como suas áreas de atuação a economia e a atração de investimento, tendo sob sua tutela o Gabinete InvestPorto.

Vereador sem Pelouro (outubro 2013-julho2016).

Presidente do Conselho de Administração da GO Porto – Gestão e Obras, EM, SA (janeiro a dezembro 2017).

Foi membro da Comissão de Candidatura Nacional para a instalação da Agência Europeia de Medicamentos (junho 2017 a novembro 2017).

Docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (desde 1996 até ao presente) e na Porto Business School (desde 2001).

Exerceu a sua atividade profissional entre 1992 e 2016 nas áreas de consultoria em gestão de risco, do mercado de capitais (onde foi Diretor e Administrador de Sociedades Corretoras), gestão de patrimónios (onde foi CEO de uma das maiores gestoras independentes nacionais), da Banca de Investimentos (como Administrador de um Banco) e finalmente foi Consultor de Investimentos.

É Mestre em Finanças pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa (2000) e tem um MBA em Finanças pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa (1998). 

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1992).

Autor de livros nas áreas de instrumentos derivados e de gestão de risco financeiro.

 

Keynote Speaker Empresarial

Ilídio da Costa Leite de Pinho

Empresário português, atualmente fundador e Presidente do Conselho de Administração das empresas do Grupo Ilídio Pinho, assim como, do Conselho de Administração e do Conselho Superior da Fundação Ilídio Pinho.

Diplomou-se no antigo Instituto Industrial do Porto, hoje ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), no curso de Engenharia de Eletrotecnia e Máquinas, em 1964.

Ao longo dos anos, foi participando em vários negócios diferenciados e internacionais, que passaram pelas finanças, transportes, papel, metalomecânica, laticínios, entre outros, o que o tornou num dos empresários destacados em Portugal.

Durante vários anos a experiência e a cultura empreendedora de Ilídio Pinho permitiram-lhe aliar-se à utilidade pública, beneficiando o seu país nas mais diversas áreas de atuação.